quinta-feira, 30 de junho de 2011

Almanaque - 30 de junho

Hoje é quinta-feira, 30 de junho, Dia Mundial das Redes Sociais, centésimo octogésimo primeiro dia do ano. Faltam 184 dias para o final de 2011.
Este dia é dedicado aos Primeiros Mártires da Igreja de Roma e a São Marcial, Bispo.
Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova: Lua Nova, dia 01 de julho, às 09:54.
O Sol nasce às 06:15 e o ocaso regista-se às 21:06.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:17 e 15:36, a baixa-mar, às 09:03 e 21:34.
Caranguejo é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o escritor inglês John Gay (1685), o artista Horace Vernet (1789), o escritor francês George Duhamel (1884), o escritor e resistente polaco, Nobel da Literatura, Czeslaw Milosz (1911), a atriz norte-americana Susan Hayward (1919), a cantora Lena Horne (1917), o maestro e compositor finlandês Esa-Pekka Salonen (1958), o actor Vicent D'Onofrio (1959), o piloto de Fórmula 1 Ralf Schumacher (1975).
Nesta data, em 1487, era publicado o primeiro livro impresso em Portugal, "Pentateuco", cujo original se encontra na British Library, em Londres. Em 1793, era inaugurado o Teatro de S. Carlos, em Lisboa, com a exibição da farsa "Amore e Riconoscenza". Seguir-se-iam as óperas cómicas "A Saloia Enamorada ou o Remédio é Casar" e "Os Voluntários do Tejo", de Leal Moreira, e "La Ballerina Amante", primeira das muitas óperas "buffa", ou "burletta", de Domenico Cimarosa que passaram pelo teatro português.
Em 1805, morria o Intendente-geral da Polícia portuguesa, Pina Manique, impulsionador da Casa Pia de Lisboa. Em 1878, era inaugurada a ponte de Viana do Castelo, edificada pela firma Eiffel. Em 1930, o Reino Unido reconhecia a independência do Iraque. Em 1934, os nazis cumpriam, na Alemanha, a "noite das facas longas", com a morte dos dirigentes da tropa de choque SA, que poderiam vir a colocar em risco a liderança de Adolf Hitler e dos seus colaboradores mais próximos.
Em 1960, o Zaire ascendia à independência. Em 1965, era assinado o cessar fogo entre a Índia e o Paquistão. Em 1986, começavam, em Pequim, as conversações luso-chinesas sobre o futuro de Macau. Em 1991, Portugal sagrava-se bicampeão mundial de sub-20. Na mesma data, eram instituídos, em Moçambique, a liberdade de imprensa, de reunião e de manifestação, o fim da polícia política e a abertura da economia à iniciativa privada.
Em 1998, as primeiras eleições autárquicas em Moçambique davam a vitória à Frelimo. Em 1999, o presidente da Autoridade Palestiniana Yasser Arafat chegava a Lisboa para uma visita de 24 horas. Em 2000, terminava a Presidência portuguesa da União Europeia e, na mesma data, era aprovada, em Bruxelas, a Diretiva da Água.
Em 2001, terminava, em Lisboa, a reunião do Conselho da Internacional Socialista, presidido por António Guterres, que promoveu o encontro entre Yasser Arafat, da Palestina, e Shimon Peres, de Israel. Em 2002, a seleção brasileira sagrava-se pentacampeã mundial de futebol.
Em 2003, o Comité Olímpico Internacional reconhecia, com plenos direitos, o Comité Olímpico de Timor-Leste. No mesmo dia, o português João Gomes ganhava a medalha de prata nos Campeonatos Europeus de Esgrima, em Bourges, França, e recebia o prémio fair-play da competição.
Em 2004, morria António Sousa Freitas, 83 anos, poeta, co-fundador da "Vértice". E a seleção portuguesa de futebol qualificava-se para a final do Campeonato da Europa, com a vitória sobre a Holanda por 2-1.
Em 2005, a reforma da administração pública revia o estatuto de aposentação, fixando a idade da reforma aos 65 anos, em vez de 60 ou dos 40 anos de serviço. E antigos reféns norte-americanos em Teerão, em 1979, reconheciam no presidente recém-eleito do Irão, o ultra conservador Mahmud Ahmadinejad, um dos sequestradores. No mesmo dia, morria Christopher Fry, 97 anos, dramaturgo britânico, autor de "Ben Hur".
Em 2006, demitia-se o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Freitas do Amaral, sucedendo-lhe Luís Amado, ministro da Defesa, por sua vez substituído por Nuno Severiano Teixeira. E o presidente da Cinemateca Portuguesa João Bénard da Costa era reconduzido no cargo.
Em 2007, a portuguesa Vanessa Fernandes sagra-se campeã da Europa de triatlo pela quarta vez consecutiva, reforçando o seu estatuto de estrela mundial desta disciplina olímpica. O Aravind Eye Care System, da Índia, vence o primeiro Prémio de Visão António Champalimaud, o maior prémio mundial no sector da oftalmologia e combate à cegueira.
Em 2008, o Sistema de Mediação Laboral, que pretende resolver conflitos entre trabalhadores e empregadores sem recurso ao tribunal e a funcionar já em dez dos 18 distritos, era alargado a todo o Continente. José Sócrates era reeleito vice-presidente da Internacional Socialista (IS), a organização global de partidos sociais-democratas, socialistas e trabalhistas, que iniciou, em Atenas, o seu 23º congresso, com mais de 100 países. O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decidia não levar a julgamento o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, no processo Apito Dourado relativo ao jogo FC Porto-Estrela da época 2003/04, conhecido como o "Caso da Fruta". Este caso é um dos que sustentou a perda de seis pontos do FC Porto e a suspensão do seu presidente, por decisão da justiça desportiva.
Em 2009 morria Pina Bausch, coreógrafa alemã, expoente da dança contemporânea, 68 anos.
Em 2010 o jornal gratuito Global Notícias saía pela última vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário