| fonte:google.com | 
Hoje é comemorado pela segunda vez, em todo o mundo, o Dia das Redes Socias.
A comemoração deste dia, criada por um site especializado em redes sociais, o Mashable (mashable.com), foi promovida para celebrar os avanços tecnológicos da ligação e interacção em tempo real na Internet. 
Este ano estão agendados mais de 48 encontros oficiais, espalhados por cerca de 85 países, que  comemoram o Social Media Day. O objectivo é assinalar a revolução que transformou os média electrónicos  num ambiente eminentemente social”. 
A história das redes sociais - cujo dia mundial se celebra esta quinta-feira - remonta a 1995 quando nasceu o portal Classmates.com, usado hoje por 50 milhões de pessoas, todos com mais de 18 anos, que procuram colegas ou antigos companheiros da escola e até amigos do tempo militar
Essa  ideia foi replicada nos anos seguintes por todo o tipo de redes, que com maior ou menor dimensão têm vindo a crescer e multiplicar-se. 
De entre as mais conhecidas, a mais antiga chama-se 'friendster'. Nasceu em 2002, tem hoje mais de 90 milhões de utilizadores e é especialmente popular no sudeste asiático.
A grande explosão de redes sociais começa a partir de 2003, altura em que nasce o Hi5, hoje popular na Ásia e na América Latina (tem 80 milhões de utilizadores em todo o mundo).
Segue-se o LinkedIn, hoje com mais de 100 milhões de utilizadores, o Wayn, com 10 milhões, e o Myspace, também com 100 milhões de utilizadores mas uma taxa de crescimento menor do que outras mais recentes.
Este período marca igualmente uma nova diversificação no tipo de redes, com o nascimento da rede delicious (para guardar e partilhar websites), e a entrada dos grandes nomes da rede, com a Google a inaugurar a Orkut (é a mais utilizada no Brasil e tem 1.000 milhões de utilizadores em todo o mundo.
Em 2004 nasce o facebook, a maior rede do mundo – e também uma das que mais rapidamente cresce (ultrapassou os 750 milhões de utilizadores) – tornou-se igualmente uma das mais valiosas, dando ao seu criador Mark Zuckerberg uma das mais rápidas subidas na lista dos mais ricos do mundo.
 
Sem comentários:
Enviar um comentário