Micro-crédito
A taxa de reembolso é positiva, na OMCV e MORABI, duas ONG`S que trabalham para promoção da classe feminina, na cidade da Praia. Na OMCV oscila entre os 90 a 95% e na MORABI varia de 95 a 96%. O reembolso é feito semanal ou mensal.
As duas ONG`S, para além de oferecerem micro crédito, também apoiam no desenvolvimento intelectual com formação, das mulheres de baixo rendimento. Estão viradas para defesa da mulher na busca da sua própria afirmação visando a sua promoção social, económica e a sua integração em todos os domínios da nossa sociedade, através da capacitação e financiamento. Antes de concederem o crédito as duas ONG`S avaliam as condições de habitabilidade e rentabilidade propostas pelas requerentes, avança Eunice Tavares, coordenadora do programa micro crédito da OMCV :
“
Na morabi o procedimento para concessão do crédito faz se da mesma forma do que na OMCV, avançou Lina Gonçalves coordenadora do programa micro-crédito da MORABI salientando que 
 a verificação no terreno é muito importante. É uma espécie de comparação do depoimento ou informações pessoais prestadas pela requerente junto dos vizinhos, e através de uma revista a sua residência, para conferir a credibilidade da mesma. Visitamos também o local onde a requerente pretende avançar com o negócio para avaliar as condições de rentabilidade”.“
a oferta do crédito às mulheres funciona sensivelmente a base da confiança oferecida pelas mesmas… uma espécie de benefício de dúvidas”A diferença entre as duas ONG`S assenta-se na concessão do valor do crédito. Dentro do sistema de procedimento normal, o valor do crédito oferecido pela OMCV varia de 10 a 100 mil escudos, e na MORABI de 50 a 500 mil escudos. No entanto, nas duas ONG`S, o montante pode ser aumentado em caso de parcerias com outras organizações, ou projectos. 
A taxa de reembolso que pode ser semanal ou mensal (dependendo da actividade em questão) é positiva. Na OMCV é de 90 a 95% e na MORABI é de 95 a 96%.